segunda-feira, 30 de novembro de 2009

Meteoros

"Meteoro designa o fenómeno luminoso observado quando da passagem de um meteoróide pela atmosfera terrestre. Este fenómeno que pode apresentar várias cores, que são dependentes da velocidade e da composição do meteoróide, um rastro, que pode ser designado por persistente, se tiver duração apreciável no tempo, e pode apresentar também registro de sons. Um meteoro é também por vezes designado de estrela cadente.

A aparição dos meteoros pode-se dar sob duas formas: uma delas são as designadas "chuvas de meteoros" ou "chuva de estrelas cadentes" ou simplesmente "chuva de estrelas", em que os meteoros parecem provir do mesmo ponto do céu noturno, denominado de radiante. Outra forma é a de "meteoros esporádicos"."

Tirado da wekipédia e do youtube.

O Sistema Solar

O Sistema Solar é constituído pelo Sol e pelo conjunto dos corpos celestes que se encontram no seu campo gravítico, e que compreende os planetas, e uma miríade de outros objectos de menor dimensão entre os quais se contam os planetas anões e os corpos menores do Sistema Solar (asteróides, transneptunianos e cometas)

Ainda não se sabe, ao certo, como o sistema solar foi formado. Existem várias teorias, mas apenas uma é atualmente aceita. Trata-se da Teoria Nebular ou Hipótese Nebular.

O Sol começou a brilhar quando o núcleo atingiu 10 milhões de graus Celsius, temperatura suficiente para iniciar reações de fusão nuclear. A radiação acabou por gerar um vento solar muito forte, conhecido como "onda de choque", que espalhou o gás e poeira restantes das redondezas da estrela recém-nascida para os planetas que se acabaram de formar a partir de enormes colisões entre os protoplanetas.

Os principais elementos celestes que orbitam em torno do Sol são os oito planetas principais conhecidos atualmente cujas dimensões vão do gigante de gás Júpiter até ao pequeno e rochoso Mercúrio, que possui menos da metade do tamanho da Terra.

Até Agosto de 2006, quando a União Astronómica Internacional alterou a definição oficial do termo planeta, Plutão era considerado o nono planeta do Sistema Solar. Hoje é considerado um planeta anão, ou um planetóide, por ser muito pequeno.

Próximos do Sol encontram-se os quatro planetas telúricos, que são compostos de rochas e silicatos, são eles Mercúrio, Vénus, Terra e Marte. Depois da órbita de Marte encontram-se quatro planetas gasosos (Júpiter, Saturno, Urano e Neptuno).

Tudo tirado da Wikipédia.

O Sol

Este video demostra como o Sol "nasceu". Como tudo comessou, como se formou uma Super nova e os planetas seguintes. Ve a te ao fim pois é muito giro!
-As estrelas nascem de gigantescas nuvens de gás, hidrogénio e poeiras, são as nebulosas.
-A nuvem começa a contrair-se progressivamente e torna-se cada vez mais quente. Iniciam-se violentas reacções nucleares, através das quais o hidrogénio se transforma em hélio. O inicio destas reacções marcam o nascimento das estrelas.
-Após cerca de 10 biliões de anos as estrelas evidenciam os primeiros sinais de velhice. O combustível hidrogénio começa a acabar. muitas dessas velhas estrelas contraem-se e tornam-se cada vez mais quentes. Depois a estrela explode. Os astrónomos chamam às estrelas envelhecidas gigante vermelhas.
- As estrelas pequenas, tal como o Sol tornam-se enrugadas e contraem-se, chamam-se anãs brancas. Estas estrelas acabam por se extinguir.

Sistema Solar 3D

Esta é uma pequena animação de como os planetas têm o movimento de rotação e translação a volta da estrela chamada Sol.

Movimento de rotação- é quando o planeta da uma volta em torno de si proprio.

Movimento de translação- é quando o planeta da uma volta inteira ao Sol.

Cometas

O que é afinal um cometa?

Viagem pelo universo

O que vemos aqui é um pequeno video de "Uma viagem pelo Universo". No Universo existe milhares de corpos tas como planeta, estrelas, luas, cometas, meteoros e muitos mais .

Formação do Sistema Solar.

Aqui esta um video a explicar a formação do Sistema Solar.